domingo, 1 de junho de 2008

Usina de Artes

A produção artística tem uma grande importância, desde a pré-história o homem sempre procurou deixar sua marcar para as futuras gerações das mais variadas maneiras. As Artes sempre foram o meio que ele teve para que isso acontecesse, seja através das pinturas rupestres nas cavernas, seja pela dança e música. Sempre o homem procurou deixar um legado para as gerações seguintes. No meu Estado (Acre), essa necessidade nata do ser humano, nunca foi uma prioridade de nossos governantes, não os críticos, pois eles também não tiveram oportunidade de conhecer e conseqüentemente reconhecer a grande importância que as Artes têm para a formação de uma sociedade civilizada. Mas, felizmente, recentemente surgiu uma luz no fim do túnel, na realidade foi duas, a primeira é a chamada “Usina de Arte”, localizada na capital de nosso Estado, Rio Branco, e a segunda é o curso de Artes visuais, Teatro e Música oferecidos pela UAB/UNB.

Nessa postagem me resumirei a falar da Usina de Arte João Donato, que fica na cidade de Rio Branco, Estado do Acre. Esse nome usina tem origem no fato de o prédio abrigar, anteriormente, uma Usina de Castanha. Anos depois foi reformada pelo governo e transforma em Uma Usina de Arte. Sendo hoje em nosso estado um dos poucos centros de produção artística. Dispõe de um Núcleo de Produção Digital, que tem como Coordenador o Cineasta Maurice Capovilla. Outro Núcleo é o de Música, coordenado pelo musico Tim Rescala. Outro núcleo de Artes Cênicas, Coordenado pelo teatrólogo João das Neves. E ainda está na fase de implantação o núcleo de Artes Visuais que terá como Coordenador Danilo de S'Acre.

A Usina de Artes é um local onde são disponibilizado cursos de formação artista com duração de dois anos, curso estes, bastante concorridos pelos candidatos. Os professores escalados são dos melhores. Dispõe de amplo espaço físico e estrutura.

Não sou partidário de governo ou políticos, mas projetos como esses merecem destaques e elogios, pois é através de projetos como esses que podemos, democratizar o acesso às Artes, e assim, começar a redescobrir a importância que as Artes sempre tiveram para a formação cultural de uma sociedade.

Obrigado!
Oséias Almeida

Um comentário:

Unknown disse...

João
Eu sou Rosângela, aluna de Artes Visuais da UaB e moro em Barretos
Encontrei seu blog por acaso
Parabéns
Gostei de seu blog
Abraços