sábado, 17 de maio de 2008

Inteligência coletiva e os blogs.

O que vem à sua mente ao ler a expressão inteligência coletiva? Se a resposta foi algo parecido com um cérebro gigante, capaz de tomar decisões a partir do conhecimento adquirido e compartilhado por diversas pessoas, não está muito distante da teoria do pesquisador e escritor francês Pierre Lévy. Para ele, a inteligência coletiva (IC) é, basicamente, a partilha de funções cognitivas, como a memória, a percepção e o aprendizado. “Elas podem ser melhor compartilhadas quando aumentadas e transformadas por sistemas técnicos e externos ao organismo humano”, explica Lévy, referindo–se aos meios de comunicação e à internet.

Porém, o escritor diz que “a inteligência só progride quando há cooperação e competição ao mesmo tempo. É do equilíbrio entre a cooperação e a competição que nasce a IC”. O autor deixa claro que não são apenas os cientistas que utilizam esse novo conceito: “as empresas necessitam cada vez mais de empregados que precisam lançar idéias e resolver questões coletivamente. As tecnologias atuais permitem isso”.

Segundo o autor inteligência coletiva desenvolveu–se à medida que a linguagem evoluiu. Lévy afirma que estamos apenas no início de uma nova etapa da evolução cultural. O papel da internet é fundamental para o funcionamento desse sistema. “O ciberespaço é a principal fonte para a criação coletiva de idéias, de forma que elas sejam usadas para o bem de todos, através da cooperação intelectual”,

O destino é usar a internet e as tecnologias atuais para a difusão e troca do conhecimento, de forma que cada um possa contribuir do seu canto, no seu tempo, com sua idéia, com seu pensamento, com seu ponto de vista. Assim, será possível construir uma sociedade melhor planejada e, levando ao pé da letra, melhor pensada. Esse caminho pode até não ser seguido. No mínimo, deveria.

Fonte: adaptado de (http://webinsider.uol.com.br/index.php/2002/09/09/a-inteligencia-coletiva-segundo-pierre-levy)

Caro leitor, estamos inseridos nessa nova realidade, somos sujeitos ativos na formação do conhecimento. Um blog é mais uma ferramenta que nos permite construir conhecimento coletivo nesse vasto campo da cibercultura, podemos ler um artigo e manifestar nossa opinião. É nesse contexto de construção coletiva que peço que faça um comentário sobre esse artigo nesse blog, clique em “responder” e deixe sua contribuição de como você encara essa nova forma de construir o conhecimento? Você é um está sendo um sujeito ativo nessa nova dinâmica de conhecimento?

Nenhum comentário: