segunda-feira, 26 de maio de 2008

As novas tecnologias no contexto escolar


O mundo vivendo uma mudança de paradigma, fazendo que a sociedade busque respostas diante de tantas mudanças. Isso se deve em grande parte ao avanço da tecnologia. Com o aparecimento da televisão, houve uma grande mudança no comportamento da sociedade, estamos tendo a possibilidade manter-se informado sobre diversos assuntos provenientes de diversas partes do mundo instantaneamente, algo que era inimaginável para as pessoas há apenas algumas décadas atrás, e isso é possível agora, através do computador e a Internet.
Como os professores se inserem nesse contexto? Eles devem estarem conscientes de que as pessoas com as quais ele lidam, direta ou indiretamente, estão vivenciando essa mudança e precisam de seu auxílio, para saber como aproveitar essa mudança da melhor maneira possível para que ela não acabe sendo prejudicial. Os alunos, crianças e adolescentes, estão dentro desse mundo repleto de informações, de novidades tecnológicas convivendo diariamente com isso, e os professores não podem excluir-se.
As novas tecnologias que não podem ser vistas como vilões prejudiciais ou substitutos dos professores. O papel do professor é insubstituível, pois diante de tantas modificações e informações é preciso que haja alguém que auxilie o aluno a analisar criticamente tudo isso, verificando o que é válido e deve ser utilizado e o que pode ser deixado de lado. Apesar da facilidade de acesso a informação que a tecnologia nos permite, o professor continua sendo indispensável para que a tecnologia seja utilizada corretamente.
O uso da tecnologia em sala de aula é bastante válido no sentido que possibilita um ensino e uma aprendizagem mais interativa e dinâmica. No entanto, alguns professores têm medo de utilizar a tecnologia em sua aula, muitas vezes por não saber como utilizar adequadamente a tecnologia nas escolas, nem como inserir esses equipamentos no contexto de suas aulas e também por falta de apoio da direção escolar. Porém, nada adianta fazer uso da tecnologia se isso não é feito da melhor maneira possível. As crianças e os adolescentes até podem apresentar, muitas vezes, um conhecimento bem mais adiantado de todas as ferramentas tecnológicas hoje existentes, mas esse conhecimento não será útil se ele não for utilizado de maneira crítica.
O uso adequado da tecnologia no ambiente escolar requer cuidado e atenção por parte do professor para avaliar o que vai ser usado e reconhecer o que pode ou não ser útil para facilitar a aprendizagem de seus alunos tornado-os críticos, cooperativos, criativos.
Dessa forma conclui-se que o uso das novas tecnologias na educação e no ambiente escolar é algo que existe e deve ocorrer. No entanto, é algo que deve ser feito com cuidado para que a tecnologia (computador, Internet, programas, CD-ROM, televisão, vídeo ou DVD) não se torne para o professor apenas mais uma maneira de “enfeitar” as suas aulas, mas sim uma maneira de desenvolver habilidades e competências que serão úteis para os alunos em qualquer situação de sua vida. O uso das tecnologias deve proporcionar dentro do ambiente escolar uma mudança de paradigma, uma mudança que vise à aprendizagem e não o acumulo de informações.

Um comentário:

Cristina disse...

Oseas!!!
Excelente!!!
Em todos os aspectos você conseguiu êxitos nas suas postagens:Na qualidade dos textos escolhidos, dos comentarios bem fundamentados. Das citações de fonte.Enfim, você atendeu os requesitos solicitados das tarefas do curso.
Continue com o seu trabalho, divulgue entre os seus colegas!