sábado, 24 de maio de 2008

Filme Médeia

Essa semana na disciplina História do Teatro, tivemos que assistir ao filme Médeia, segue abaixo um resumo e minha nota para filme.

O Filme inicia-se com a cena de um centauro(homem carneiro/bode) confessando a uma criança (Jasão) que ele não é seu pai. A criança é filho de um rei que teve o trono roubado pelo irmão. Já adulto Jasão retorna ao reino para reivindicar o trono que é seu de direito. O rei concorda, mas para tal, Jasão terá que cumprir uma tarefa, que é ir à busca do uma pele de carneiro de ouro “tosão de ouro”. Jasão formou uma expedição é foi à procura do “tosão de ouro”, lá conhece Médeia, que rouba a “pele de ouro” e foge com Jasão, eles se casam e têm dois filhos.
Jasão por motivos que não é possível identificar no filme, mesmo tendo conseguido cumprir a missão não consegue o trono prometido. Jasão e Médeia se estabelecem na cidade de Corinto
Por fim, Jasão larga Médeia para casar-se com a filha do rei de Corinto. Médeia se sente humilhada e planeja uma vingança, chama Jasão para uma conversa, diz que está arrependida e que perdoa a princesa com quem Jasão está preste a se casar. Manda pelos seus dois filhos um presente à princesa, uma coroa envenenada, que acaba por matar a princesa e o rei ao tentar salva-la. Já no fim, medeia chama seus dois filhos para dormir e os mata com um punhal. Jasão volta à sua antiga casa e ver seus filhos mortos, Médeia toca fogo em tudo para finalizar sua vingança.

Fim.

Nota do Filme:
Não sou nenhum especialista em cinema, mas o filme não é lá essas coisas não.
A não ser pelo seu caráter didático vale apena assistir. Mas, se for pelo lado do entretenimento, pensando encontrar cenas de aventuras, ação e efeitos especiais, vai se decepcionar. O filme tem poucos diálogos, o que dificulta até a identificação dos personagens.

Minha nota para o filme é 2, em uma escala de 1 a 10.
Obs.: A nota é para aprodução do filme, e não para a Obra Médeia de Euripedes, acredito que merecia uma adpção para o cinema bem mais caprichada.

Oséias Almeida

Nenhum comentário: