domingo, 23 de agosto de 2009

Análise Show de Truman



Como atividade da semana no curso de artes visuais, tinha que assistir ao filme O Show de Truman do diretor Peter Weir e debater as questões abaixo:

1 - Qual o tema central do filme?

Filme conta a historia de Truman Burbank, que foi criado dentro de um programa de realyte Show, tipo o Big Brother e que é assistido por todos sem que ele própria saiba.

2 - Quais os principais personagens da história?
Truman e a produtora do programa.

3 - Quais os interesses de cada um deles?
Truman quer viver realmente, tem necessidade conhecer outros lugares, etc. A produtora do programa tem interesse em continuar com o programa para continuar com a sua audiência e assim ter espaço para fazer propaganda de produtos, como podemos ver vários casos de comerciais no filme.

4 - Existe alguma relação entre os interesses individuais e a conduta ética de cada um deles?
Acredito que Truman não tenha conflito ético, pois era o único verdadeiro na historia e não pediu para estar ali. Na a produtora do programa, com certeza não estava agindo de maneira ética, pois foi além da racionalidade e confinou um ser humano à uma vida que não era real.



5- Qual o papel da mídia no filme?
A mídia tem papel decisivo na historia do filme, é a produtora que define os rumos da vida do personagem Truman.

6 - Há alguma relação entre os fatos tratados nesta ficção e na vida real?
Sim.

7- Caso afirmativo, poderia exemplificar?
De certa forma não deixa de ter, algumas celebridades vivem essa situação de viver vigiado pela mídia 24 horas. Também está relacionado à influência da mídia no controle de nossas vidas, que cria tendências e modismos, e que muitas vezes aderimos sem percebermos;

8 - De modo geral, quais suas impressões sobre a história?

O SHOW DE TRUMAN

Em “O Show de Truman” é mostrada o cotidiano de uma cidade chamada de Seaheaven. Que tem como personagem principal Truman, que leva uma vida aparentemente normal, casado e empregado. Porém, sem ele saber, é a principal atração de um reality-show desde que nasceu ele é vigiado por câmeras 24 horas por dia.

História pega os últimos dias do programa, pois já havia se passado mais de 10000 programas.
Todas as pessoas ao seu redor eram atores que desempenhavam um papel. Alguns imprevistos na produção do programa ocorrem como no exemplo do refletor que cai do teto, mas Truman ouve no rádio que a peça caiu de um avião e ele acredita. Outro fato é quando Truman se apaixonado por uma mulher e ela lhe conta o que esta acontecendo mais, logo chega uma pessoa dizendo que é o pai da mulher e que ela vai embora.
Todos trabalhavam para que o programa tivesse continuidade e não fosse descoberto.
Truman não tinha um roteiro. Podia-se apenas vivia o destinado criado. No entanto, todos os seus trejeitos continuavam a ser naturais, e não uma encenação.
No decorrer do filme, Truman vai começando a suspeitar dos fatos e sente a necessidade viajar e conhecer outros lugares. No fim, Truman consegue sair do cenário do reality-show, que é aparentemente uma grande cúpula de vidro.

O filme é bom, pois nos leva a refletir sobre o papel de manipulação que a mídia exerce, e assim como controlava totalmente a vida do personagem Truman, a mídia pode fazer controlar certas tendências de comportamento, em nossa vida sem que nós percebamos.


---------------------------------------


Obrigado.




Nenhum comentário: